Emagrecimento e atividade física

Qual a relação entre emagrecimento e atividade física? A partir de hoje, vamos fazer uma série de postagens em nosso blog e Instagram sobre os benefícios da atividade física. Essas postagens serão semanais e, em cada uma delas abordaremos um benefício de praticar exercícios. O primeiro benefício que vamos tratar é sobre o emagrecimento.

Somente a atividade física promove o emagrecimento?

A resposta é negativa. Emagrecer é uma fórmula que contempla atividade física e uma alimentação equilibrada. O sedentarismo é um grande mal da época contemporânea e, com isso, geramos uma sociedade com um grave problema de saúde: a obesidade.  Tanto o sedentarismo quanto a obesidade são problemas relacionados em algum ponto com a falta de atividade física e com uma alimentação desregulada e carregada de açúcares, farinhas, sódio, massas, entre outros fatores.

Emagrecimento e os benefícios da atividade física

Uma pesquisa de 2018 do Ministério da Saúde apontou que 18,9% das pessoas acima de 18 anos nas capitais brasileiras são obesas. O sedentarismo no Brasil também é uma preocupação constante. Muitas pessoas não praticam nenhum tipo de atividade física, nem mesmo uma caminhada leve.

A sociedade moderna trouxe muitas facilidades e, ao mesmo tempo, nos deixou preguiçosos. É comum para pequenos trajetos a pessoa utilizar o carro/moto. Entre uma escada normal e uma escada rolante qual você escolhe? Há ocupações nas quais a pessoa passa a maioria do tempo sentado e, mesmo depois do dia de serviço, não se dispõe a fazer exercícios (ou mesmo não pode devido à velocidade em cumprir obrigações que o mundo atual exige).

É comum ouvirmos falarem: “Eu gostaria de fazer exercícios, mas não tenho tempo.” Se esse é seu caso, retornamos a pergunta: “Quando você vai ter tempo pra você?” Afinal, obesidade não é uma questão de estética, mas de saúde.

Consequências do sedentarismo e da obesidade

Pensando, em primeiro lugar, no aspecto da saúde, sedentarismo e má alimentação têm como consequência o ganho de peso. Esse ganho de peso pode ser somente um sobrepeso, ou evoluir para a obesidade. Nessa situação, já é considerada uma doença.

Com a obesidade e o sedentarismo, a pessoa diminui a sua força muscular, pode ter atrofia muscular, pois não há ou há pouca ativação e estímulo pelo movimento.

Além disso, é comum uma pessoa sedentária ter dores articulares, pelo mesmo motivo. E, por fim, o acúmulo de gordura em excesso é uma consequência do  sedentarismo.

E a atividade física e emagrecimento?

Pensando em tudo isso e apresentando rapidamente esse perfil do sedentário e do obeso, que pretendemos mostrar por que é importante praticar atividades físicas.

Os exercícios vão estimular a queima da gordura em excesso, vai fortalecer os músculos e articulações e acelerar o metabolismo.

Porém, a prática de atividades física não pode ser um hábito isolado. Se ela não vier acompanhada de uma alimentação saudável, a relação entre atividade física – emagrecimento – saúde “cai por terra”.

Fazer exercícios é um caminho, um recurso para o emagrecimento. Existem outros recursos que precisam ser realizados em conjunto para que o processo de emagrecimento ocorra. Cada caso é um caso. Mas é sempre importante lembrar: a atividade física, seja ela qual for, é essencial para aqueles que desejam adotar um estilo de vida saudável.

E a estética, de novo? Sobre ela vamos falar em outro post, quando formos tratar de autoestima.

Que atividade fazer?

Benefícios da atividade física emagrecimento

Você deve buscar atividades que você goste e se adapte melhor. As opções são inúmeras, desde a tradicional academia de musculação, a treinos funcionais, pilates, corrida, caminhada, yoga, dança, aulas de luta, etc.

Nós oferecemos para você aulas de Hapkido, uma equipe devidamente filiada à Federação Internacional de Hapkido. Utilizamos o método do treino funcional (core 360) como condicionantes para o ensino do movimento, além do foco em defesa pessoal e sobrevivência urbana. Venha fazer uma aula experimental. Entre em contato conosco.

E quanto à alimentação?

Se  você está com sobrepeso e precisa de orientação nutricional, indicamos a nutricionista Talita Dutra, de Mogi Guaçu. Seu Instagram é @talita.dutra.nutri. Ela fará a avaliação necessária de sua alimentação e dará todas as orientações que você precisará para ter uma alimentação saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *