Como é a graduação no Hapkido Tradicional?

como é a graduação no hapkido tradicional

Muitos alunos quando começam a treinar perguntam: “como é a graduação no Hapkido Tradicional”. Nós utilizamos a graduação oficial da Federação Internacional de Hapkido Tradicional. Quando o aluno se gradua em nossa equipe, ele recebe dois certificados: um da equipe e outro, oficial, da Federação. Isso mostra a seriedade do nosso trabalho.

A graduação oficial da FIHT é:

  • Faixa Branca – quando o praticante aprende as técnicas básicas.
  • Faixa Branca Avançada – o hapkidoísta ainda é um faixa branca, mas já começa a ver algumas técnicas mais avançadas e algumas formas de abordagem diferentes.
  • Faixa Amarela – ainda engloba o conjunto de técnicas básicas mas já se preparando para um treinamento intermediário. As abordagens de defesa pessoal treinadas são as vindas por trás.
  • Faixa Verde – Fase intermediária. O praticante começa a treinar chutes e socos mais avançados, além de acrobacias.
  • Faixa Azul – Fase intermediária – momento que o hapkidoísta já passa a ter mais controle técnico e aperfeiçoa o que aprendeu nas faixas anteriores. Na defesa pessoal aprende mais de 100 técnicas de defesa de soco.
  • Faixa Azul Avançada – Fase Intermediária – o hapkidoísta continua a treinar defesas, porém agora de chutes.
  • Faixa Vermelha – Fase Avançada – nessa faixa o hapkidoísta já se torna automaticamente auxiliar no tatame, ajudando os alunos das faixas anteriores.
  • Faixa Vermelha Avançada (1 ponta preta) – quando é introduzido a primeira arma (faca). O aluno já vai se preparando para se tornar um faixa preta.

Além das faixas citadas acima a academia pode introduzir a faixa amarela avançada, verde avançada , vermelha duas pontas pretas e cinza (para crianças). Essas são faixas opcionais que o professor dá segundo o desenvolvimento do aluno. Por exemplo, ele já não é mais um faixa verde, porém ainda não viu todas as técnicas de sua faixa e já faz algum tempo que ele está na faixa verde. Nessas condições, para colocar o aluno numa hierarquia maior que os faixas verdes que estiverem iniciando, utiliza-se essa graduação. Isso depende de aluno para aluno e do desenvolvimento individual do praticante.

De quanto em quanto tempo tem exame de troca de faixas?

Algumas academias e estilos definem de forma fechada o seu prazo de exame, por exemplo, de três em três meses, de seis em seis meses, etc.

Nós não fazemos isso. Graduamos nossos alunos quando eles estão tecnicamente preparados para trocar de faixa. Então, em nossa equipe nunca haverá um período certo de exame de graduação. Como sempre gostamos de frisar “NOSSO TREINAMENTO É PERSONALIZADO E ADAPTÁVEL A CADA ALUNO, RESPEITANDO A INDIVIDUALIDADE E O RITMO DE CADA UM”.

Seja nosso aluno. Entre em contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *